Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]





 

Carolina Jacques. Kiki. A autora do Blogue Família 3 e ½ é uma mulher com ar de miúda. Dona de uns olhos verdes lindos que brilham quando fala dos seus dois grandes amores: Luísa e Vicente.

 

Enérgica nos gestos, nas palavras, na determinação, na forma como se define e como nos facilita a tarefa nesta entrevista: é transparente em tudo o que diz, em tudo o que faz. Coerente, autêntica.

 

Quando lhe perguntamos quem é o Chefe lá em casa, pergunta de guião da entrevista, esperamos a resposta óbvia, mas o sentido de humor de Carolina desarma: o Chef é a mãe, mas só porque Luísa (Gigi) e Vicente não chegam ao fogão!

 

Estes miúdos queridos e tão meigos gostam de dar os seus palpites na hora de escolher o que vai ser o jantar. Gostam de opinar, cheirar, provar e perguntar o que vai para dentro do tacho. Não largam a mãe na hora de cozinhar.

 

Durante a semana vivem a correria de qualquer família. Carolina mantém uma regra: há sempre sopa em casa. Facilita tudo. O resto das refeições são coisas simples e rápidas. Prepara muitas comidas “de forno” que lhe permitem ir tratando dos banhos e de tantas outras tarefas enquanto o jantar se vai fazendo.

 

Em tempo de aulas há rotinas que são mantidas e que ajudam as crianças a perceberem e valorizarem as diferenças entre o Outono/Inverno e o Verão. Jantam todos os dias à mesa, sem televisão e com música de fundo. Conversam sobre o dia, sobre o que fizeram. Por regra Gigi e Vicente deitam-se cedo, pelas 20:30 é hora de sossegar e descansar.

 

Como no momento Carolina não está a trabalhar, é mais fácil ir organizando as tarefas, as compras, a organização do dia-a-dia.

 

Todos os dias, o pai vai buscar Gigi e Vicente a casa de Carolina para levá-los à escola. Quando as crianças saem, Carolina começa a organizar a casa, toma o seu pequeno-almoço (com calma e tempo, um privilégio!) e começa a rotina do envio de Cvs. Organiza-se para ir buscar os filhos à escola cedo e para poderem aproveitar o tempo a três. É uma rotina boa, que gosta de manter com os seus dois amores. 

 

Sentido de humor. Uma visão prática e descomplicada da vida. Doçura, organização, mimo, cumplicidade, muito amor de mãe e para a mãe. Uma família de três, uma mãe inspiradora.






 


 

São uma família mais doce ou mais salgada?

- Mista! O Vicente detesta doces, a Gigi e eu gostamos dos dois. Ao fim-de-semana é muito comum fazermos bolos, brigadeiros ou bolachas todos juntos. Eles adoram e sujam a cozinha toda!!!


Se cada um dos elementos da família fosse um ingrediente qual seria e porquê?

- A Gigi seria o chocolate. É uma doceira e um doce ao mesmo tempo e é uma coisa a que ela não consegue resistir!

O Vicente seria um ovo (é considerado ingrediente?) - Porque tanto se pode comer doce como salgado e é precisamente isso que ele é. Um doce de príncipe numas alturas e um pequeno-ogre noutras! 

Eu seria farinha. Por ser a mãe! A farinha serve para tudo! Fazer bolos, engrossar molhos, forrar formas, fazer pão...


Quem te inspira na cozinha?

- A minha mãe, a minha avó Maria! São sem dúvida as minhas inspirações. De resto, gosto de espreitar os programas de culinária que dão na televisão e alguns blogs. Nunca sigo as receitas à risca. Gosto de dar sempre o meu toque! E também é raro fazer uma receita exactamente igual à última vez. Lembro-me sempre de qualquer coisa que acho que pode ficar melhor. 


Quais os Chefs que gostas mais?

- Adoro o Ramsey, a Nigella, o Jamie Oliver e o Avillez! Gosto das receitas simples e apetitosas que criam. São receitas que podem ser feitas a meio da semana rapidamente e sem grandes pretensões.

 

Livros, o que tens em casa, quais é que aconselhas?

- O da Bimby, uma enciclopédia que a minha avó me deu quando era pequena, o livro de receitas escrito à mão pela minha bisavó e adorava ter um Pantagruel. 


Se esta família fosse um bolo seria.... e porquê?

- Seria uma pavlova! Com o suspiro gordo e doce, cheia de natas e frutas! Bem apetitosa! Daquelas que dão vontade de ficar à mesa uma tarde inteira a comer e a conversar em família. Tal como eu gosto de passar as tardes ao fim-de-semana. 



 

 

 
Textos Sofia Castro Fernandes

Produção e Edição Gráfica Ana Coelho Duarte

Fotografia Inês CM
Design Filipa Simões Freitas

Especial agradecimento à More Than Cookies pelas peças giríssimas que cedeu para este produção.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D