Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


18
Out13


Princesa Sofia. Alentejo. Irmãs. Cumplicidade. Tradição. Família. Um grande Amor.


Estes são os ingredientes desta receita. Uma boneca querida, linda e perfeita de seu nome Sofia. Uma mãe amorosa, com o Alentejo no brilho do olhar, nas palavras, nas receitas, no coração.

 

Porto. Somos recebidos com o abraço (há tanto prometido) da Sandra. Sandra Barradas, uma alentejana a viver no Porto. Primeiro por escolha (Faculdade), depois por amor. A conversa saltita entre as raízes que tem no seu (e nosso) querido Alentejo, o trabalho no Porto, a maternidade e esta delícia que se chama Sofia.


Sandra é uma mulher atenta nos detalhes, perfeccionista no que faz e apaixonada pela sorte que tem na vida.

 

Confidencia-nos que sente falta da sua mana, a sua grande cúmplice, o seu enorme porto de abrigo. Para encurtarem a distância e acalmarem as saudades criaram a quatro mãos um blog que é uma inspiração: Manga & Papaia. Falam de coisas bonitas, da vida, do dia-a-dia, dos gostos e das escolhas que fazem para o armário da pequena Sofia. É um blogue cheio de bom gosto.

 

Sandra define as rotinas do dia-a-dia como a de tantas outras famílias: simples, fáceis, muito bem organizadas. Fazem questão de tomarem sempre o pequeno-almoço juntos. Torradas com manteiga e compota surgem no topo das escolhas para a primeira refeição do dia.

 

Depois de deixarem Sofia na escolinha, Sandra e Sérgio, que trabalham juntos e que gerem o negócio da família (uma Leiloeira) com a mesma cumplicidade com que enfrentam a vida, fazem da hora de almoço o seu momento a dois. Sempre juntos, aproveitando da melhor forma o espaço a dois que é tão importante para a geometria certa da felicidade familiar.

 

Nas rotinas da alimentação diária, Sandra escolhe coisas práticas, gosta de cozinha macrobiótica e reforça que fazem muitos jantares só de cereais. Sandra foi vegetariana durante muitos anos e quando a Sofia nasceu mudou um pouco as rotinas que tinha até então, passando a cozinhar coisas mais “normais” que pudesse ser feitas para toda a família.

 

Fã de produtos biológicos é cliente assídua do mercado ao sábado de manhã. Sofia adora ajudar a mãe.

 

Há detalhes na casa desta família que fazem toda a diferença, que contam histórias, que respiram tradição e que assumem um significado especial. Sandra confidencia que tem até uma espécie de superstição com um dos objectos da família: usa sempre a mesma caneca, que perteceu à sua avó, para medir todos os ingredientes dos seus bolos e doces.


De uma coisa estamos certas: este bolo, esta Boleima deliciosa, ficou perfeito. Talvez tenha sido graças à caneca mágica da avó. Talvez seja só o amor que a nossa querida Baker põe em tudo o que faz.





 







Quem é o Chef lá em casa e porquê

- Sou eu por uma questão de tempo, mas o Sergio também adora cozinhar e é um óptimo chef (mas deixa a cozinha num caos...)


Que tipo de refeições costumam preparar durante a semana / e ao fim de semana

- Durante a semana sempre um cereal (arroz integral, boulgur, quinoa, massa) e legumes estufados. Vamos alternando carne, peixe, cogumelos, tofu e seitan. Ao fim-de-semana gosto de fazer assados, fazer 'bolos de fim-de-semana' e experimentar receitas novas. Se acordar muiiito bem disposta faço panquecas! 

 

Como fazem a gestão de tempo entre trabalho, família e casa

- Trabalhamos juntos por isso temos alguma flexibilidade, é muito bom... Fim-de-semana normalmente estamos os três e aproveitamos ao máximo. Pontualmente temos de abdicar de alguns fins-de-semana em família o que nos custa imenso, quando isso acontece fazemos umas mini férias de três dias para compensar.

 

São uma família mais doce ou mais salgada

- Muito doce.

 

Se cada um dos elementos da família fosse um ingrediente qual seria e porquê

 - Sergio- Chocolate, Sandra- baunilha, Sofia- Pintarolas


Quem vos inspira na cozinha

- Ottolenghi, Mafalda Pinto Leite, Jamie Oliver, adoramos ver o Masterchef. Quando preciso de uma receita mais tradicional Maria de Lurdes Modesto, tenho muitos livros que a minha avó me deu

 

Chefs que gostam mais

-  Ottolenghi, Mafalda pinto Leite, adoro as receitas doces da Leonor de Sousa Bastos 


Livros, o que têm em casa, o que aconselham

- Tamra Davis-'Make something good to eat' - um que acho muito giro e prático (acho que já fiz todas as receitas). Ela cozinha para a família e com a família...

E consumo blogs de culinária: whatkatieate | 101cookbooks | smittenkitchen | nosoup-foryou | lepassevite


Se esta família fosse um bolo seria.... e porquê

- Bolo de chocolate, o que mais gostamos, o que nos leva a tentar e tentar uma vez mais até chegar à perfeição.

 

 

 

 
Textos Sofia Castro Fernandes

Produção e Edição Gráfica Ana Coelho Duarte

Fotografia Marta José

Design Filipa Simões Freitas

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D