Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





 

Carolina Jacques. Kiki. A autora do Blogue Família 3 e ½ é uma mulher com ar de miúda. Dona de uns olhos verdes lindos que brilham quando fala dos seus dois grandes amores: Luísa e Vicente.

 

Enérgica nos gestos, nas palavras, na determinação, na forma como se define e como nos facilita a tarefa nesta entrevista: é transparente em tudo o que diz, em tudo o que faz. Coerente, autêntica.

 

Quando lhe perguntamos quem é o Chefe lá em casa, pergunta de guião da entrevista, esperamos a resposta óbvia, mas o sentido de humor de Carolina desarma: o Chef é a mãe, mas só porque Luísa (Gigi) e Vicente não chegam ao fogão!

 

Estes miúdos queridos e tão meigos gostam de dar os seus palpites na hora de escolher o que vai ser o jantar. Gostam de opinar, cheirar, provar e perguntar o que vai para dentro do tacho. Não largam a mãe na hora de cozinhar.

 

Durante a semana vivem a correria de qualquer família. Carolina mantém uma regra: há sempre sopa em casa. Facilita tudo. O resto das refeições são coisas simples e rápidas. Prepara muitas comidas “de forno” que lhe permitem ir tratando dos banhos e de tantas outras tarefas enquanto o jantar se vai fazendo.

 

Em tempo de aulas há rotinas que são mantidas e que ajudam as crianças a perceberem e valorizarem as diferenças entre o Outono/Inverno e o Verão. Jantam todos os dias à mesa, sem televisão e com música de fundo. Conversam sobre o dia, sobre o que fizeram. Por regra Gigi e Vicente deitam-se cedo, pelas 20:30 é hora de sossegar e descansar.

 

Como no momento Carolina não está a trabalhar, é mais fácil ir organizando as tarefas, as compras, a organização do dia-a-dia.

 

Todos os dias, o pai vai buscar Gigi e Vicente a casa de Carolina para levá-los à escola. Quando as crianças saem, Carolina começa a organizar a casa, toma o seu pequeno-almoço (com calma e tempo, um privilégio!) e começa a rotina do envio de Cvs. Organiza-se para ir buscar os filhos à escola cedo e para poderem aproveitar o tempo a três. É uma rotina boa, que gosta de manter com os seus dois amores. 

 

Sentido de humor. Uma visão prática e descomplicada da vida. Doçura, organização, mimo, cumplicidade, muito amor de mãe e para a mãe. Uma família de três, uma mãe inspiradora.






 


 

São uma família mais doce ou mais salgada?

- Mista! O Vicente detesta doces, a Gigi e eu gostamos dos dois. Ao fim-de-semana é muito comum fazermos bolos, brigadeiros ou bolachas todos juntos. Eles adoram e sujam a cozinha toda!!!


Se cada um dos elementos da família fosse um ingrediente qual seria e porquê?

- A Gigi seria o chocolate. É uma doceira e um doce ao mesmo tempo e é uma coisa a que ela não consegue resistir!

O Vicente seria um ovo (é considerado ingrediente?) - Porque tanto se pode comer doce como salgado e é precisamente isso que ele é. Um doce de príncipe numas alturas e um pequeno-ogre noutras! 

Eu seria farinha. Por ser a mãe! A farinha serve para tudo! Fazer bolos, engrossar molhos, forrar formas, fazer pão...


Quem te inspira na cozinha?

- A minha mãe, a minha avó Maria! São sem dúvida as minhas inspirações. De resto, gosto de espreitar os programas de culinária que dão na televisão e alguns blogs. Nunca sigo as receitas à risca. Gosto de dar sempre o meu toque! E também é raro fazer uma receita exactamente igual à última vez. Lembro-me sempre de qualquer coisa que acho que pode ficar melhor. 


Quais os Chefs que gostas mais?

- Adoro o Ramsey, a Nigella, o Jamie Oliver e o Avillez! Gosto das receitas simples e apetitosas que criam. São receitas que podem ser feitas a meio da semana rapidamente e sem grandes pretensões.

 

Livros, o que tens em casa, quais é que aconselhas?

- O da Bimby, uma enciclopédia que a minha avó me deu quando era pequena, o livro de receitas escrito à mão pela minha bisavó e adorava ter um Pantagruel. 


Se esta família fosse um bolo seria.... e porquê?

- Seria uma pavlova! Com o suspiro gordo e doce, cheia de natas e frutas! Bem apetitosa! Daquelas que dão vontade de ficar à mesa uma tarde inteira a comer e a conversar em família. Tal como eu gosto de passar as tardes ao fim-de-semana. 



 

 

 
Textos Sofia Castro Fernandes

Produção e Edição Gráfica Ana Coelho Duarte

Fotografia Inês CM
Design Filipa Simões Freitas

Especial agradecimento à More Than Cookies pelas peças giríssimas que cedeu para este produção.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2014
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2013
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D